Boutique Atual Grafica Badeirantes

Postado em 06/06/14 00:03

Cidadania

Com a palavra Dr. Filipe Pimentel

578404_636392809713672_1448644976_n1eSocial – Uma nova visão para antigos processos

O eSocial chega às nossas empresas trazendo uma série de exigências, controles e adequações dos sistemas de gestão. Porém, essa normativa não traz qualquer mudança na legislação trabalhista, por que então temos receio quanto sua implantação?

Antes de tudo, o SPED Folha (como era chamado o eSocial) está sendo apresentado ao mercado brasileiro pelo Governo como uma nova plataforma de coleta, acompanhamento e gestão tributária. Bem parecido com o discurso aplicado na publicação dos SPEDs Contábil e Fiscal, que tinham como principal foco a diminuição da sonegação de imposto.

Com o eSocial não será diferente, o Governo no anseio de cumprir seu papel fiscalizador, coloca novas formas de controle, utilizando a tecnologia a seu favor. Permitindo que processamentos automáticos, cruzamentos de informações e análise de registros eletrônicos possibilitem uma fiscalização mais ampla e linear em todo o território nacional.

Como o eSocial não traz mudanças na atual legislação e trata-se de uma nova plataforma de acompanhamento, onde as empresas devem analisar como estão seus processos internos, como estão estruturados os fluxos de informação e todos seus pontos de controle. Esse é o principal foco do eSocial, a adequação do fluxo interno das empresas, visando a total adequação à fiscalização.

Anteriormente, o Governo não conseguia verificar o cumprimento de todas as regras, dada sua complexidade de acompanhamento. Agora, a nova plataforma eletrônica, permite de forma quase automática sua fiscalização.

O eSocial é abrangente, envolve processos de Departamento Pessoal, Fiscal, Contabilidade, Jurídico, Segurança e Medicina do Trabalho. Além de exigir a qualidade dos dados cadastrais de todas as áreas impactadas. As empresas precisam garantir a qualidade de todas as informações enviadas ao Governo.

O SPED Folha, ou eSocial, é uma realidade e, mesmo com as prorrogações de prazo, irá chegar em todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Por isso, rever seus processos, seus controles e qualidade de seus dados é importante, ou melhor, imprescindível e o tempo é curto.1175243_634513666568253_323928252_n1

 

Tags:

Enviar um comentário

Veja Também

Prefeito e vice de Bacabal são cassados e presidente da Câmara assume

Prefeito e vice de Bacabal são cassados e presidente da Câmara assume

Com a decisão de ontem à noite do Tribunal Superior Eleitoral que cassou a chapa vencedora da eleição que resultou na vitória de Zé Vieira e...

Grande Liderança Política De Candido Mendes Civaldo Decide Apoiar A Pré Candidatura De Daniella Tema

Grande Liderança Política De Candido Mendes Civaldo Decide Apoiar A Pré Candidatura De Daniella Tema

Jovem de moral e muito caráter, pai de família, um dos homens mais disputado por apoio político do município de Cândido Mendes, Civaldo do...

Daniella Tema: “Estou buscando junto ao Governo do Estado um HEMOMAR e um Centro de Hemodiálise, para Regional de Presidente Dutra”

Daniella Tema: “Estou buscando junto ao Governo do Estado um HEMOMAR e um Centro de Hemodiálise, para Regional de Presidente Dutra”

A primeira dama de Tuntum e pré-candidata a deputada estadual, Daniella Tema, recebeu um grupo de missionários da Igreja Adventista do 7º Dia de...