Grafica Badeirantes Boutique Atual

Postado em 25/05/18 20:03

Maranhão

Mesmo com acordo, caminhoneiros mantêm bloqueio em rodovias no Maranhão

Greve dos caminhoneiros que já entra pelo quinto dia consecutivo já causou reflexos em vários segmentos no estado.

Apesar de acordo do governo com os caminhoneiros ocorrido na quinta-feira (24), onde foi proposto a suspensão da greve da categoria no país, 17 trechos de rodovias federais no Maranhão permanecem bloqueadas. Os caminhoneiros no estado decidiram continuar em greve e não aceitaram a proposta. As informações da PRF foram atualizadas às 18h desta sexta (25).

A greve dos caminhoneiros já entra pelo quinto dia consecutivo e causou reflexos em vários segmentos no estado. A paralisação é devido a alta do óleo diesel. Os atos dos caminhoneiros foram iniciados na segunda-feira (21).

Veja os principais reflexos da paralisação no estado:

Combustível

Em São Luís, por exemplo, mais de 80% dos postos já não possuem combustível. A falta de gasolina e diesel na cidade é uma consequência direta do bloqueio no transporte do combustível pela BR-135 e pela Vila Maranhão, que dá acesso ao Porto do Itaqui. Em outras cidades do Maranhão também há registros de escassez do produto em vários postos.

Aeroportos

Até o momento, o aeroporto de São Luís opera normalmente e não há previsão para o término dos combustíveis utilizados pelas aeronaves, mas um voo da Azul chegou a ser cancelado. O voo de número 2949 sairia de São Luís às 06h10 da manhã com destino a Recife. O cancelamento ocorreu pela falta de combustível no aeroporto de Recife.

Até as 19h desta sexta (25) também houve atraso em quatro voos no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado. Já no aeroporto de Imperatriz a Infraero informou o cancelamento do voo LA3553, da Latam, com sairia para Brasília às 16h50.

A recomendação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é que os passageiros busquem informações sobre a situação cada voo junto com a companhia aérea.

Transporte público

Por falta do combustível, o Sindicado das Empresas de Transporte de São Luís (SET) informou que ainda consegue disponibilizar aos usuários do transporte público da capital 70% da frota de ônibus até segunda (28), caso a paralisação dos caminhoneiros continue. De acordo com o SET, a medida visa garantir um atendimento mínimo na cidade por conta da falta de combustível.

Alimentos

O protesto dos caminhoneiros também já gerou reflexos no setor alimentício. De acordo com o presidente da Ceasa, Milton Gadelha, a expectativa é que a partir desta sexta-feira (25), os produtos considerados essenciais aos consumidores como tomate, cebola e batata comecem a faltar nas prateleiras e que, na segunda, não tenha mais produtos que possam ser revendidos aos supermercados da capital.

Além disso, em diversos pontos de São Luís, clientes não conseguem comprar tudo que precisam. Faltam principalmente frutas, hortaliças e verduras. A Associação Maranhense de Supermercados (Amasp) já considera a possibilidade de racionar mercadorias para os clientes.

Segurança

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que o policiamento feito pela Polícia Militar e trabalhos da Polícia Civil não terão interrupção por conta da falta de combustível. A SSP-MA explicou que caso haja prolongamento dos protestos já elaborou um plano logístico para o abastecimento das viaturas, garantindo que a segurança não seja prejudicados.

Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, até o momento a greve dos caminhoneiros não prejudicou o abastecimento das unidades da rede estadual.

Rodovias com protestos

Veja os pontos de protestos de caminhoneiros nas BRs do Maranhão:

  • Imperatriz: Km 246 da BR-010
  • Cidelândia: Km 299,5 da BR-010
  • Estreito: Km 131 da BR-010
  • Balsas: Paralisação ocorre nos Kms 396 e 406 da BR-230
  • Caxias: Kms 544 e 550 da BR-316
  • São Domingos do Azeitão: Km 216 da BR-230
  • São Luís: Kms 2, 5 e 6 e 16,2 da BR-135
  • Grajaú: Km 413 da BR-226
  • Açailândia: Acontece na localidade Pequiá na BR-222
  • Bacabeira: Km 46 da BR-135
  • Timon: Km 610 da BR-316
  • Governador Edson Lobão: Km 225 da BR-010

Tags:

Enviar um comentário

Veja Também

Prefeito e vice de Bacabal são cassados e presidente da Câmara assume

Prefeito e vice de Bacabal são cassados e presidente da Câmara assume

Com a decisão de ontem à noite do Tribunal Superior Eleitoral que cassou a chapa vencedora da eleição que resultou na vitória de Zé Vieira e...

Grande Liderança Política De Candido Mendes Civaldo Decide Apoiar A Pré Candidatura De Daniella Tema

Grande Liderança Política De Candido Mendes Civaldo Decide Apoiar A Pré Candidatura De Daniella Tema

Jovem de moral e muito caráter, pai de família, um dos homens mais disputado por apoio político do município de Cândido Mendes, Civaldo do...

Daniella Tema: “Estou buscando junto ao Governo do Estado um HEMOMAR e um Centro de Hemodiálise, para Regional de Presidente Dutra”

Daniella Tema: “Estou buscando junto ao Governo do Estado um HEMOMAR e um Centro de Hemodiálise, para Regional de Presidente Dutra”

A primeira dama de Tuntum e pré-candidata a deputada estadual, Daniella Tema, recebeu um grupo de missionários da Igreja Adventista do 7º Dia de...