Boutique Atual Grafica Badeirantes

Postado em 15/01/18 15:21

Saúde

Dica BioCentro: Celulites: como preveni-las e eliminá-las?

Celulites: como preveni-las e eliminá-las?

As celulites são um problema do universo feminino, por se tratarem alterações estéticas, que causam impacto na autoestima e autoconfiança da mulher.

É claro que elas também podem atingir os homens, porém estes acabam sendo menos afetados, por questões hormonais – que você descobrirá a seguir!

Mas, existe alguma forma de prevenir a celulite? Como tratá-la? A seguir, tudo que você precisa saber!

Afinal, o que é a celulite?

Caracterizada por “buraquinhos” que causam desníveis na pele, a celulite é uma condição unicamente estética, e que não traz consequências mais graves ao indivíduo.

Ela ocorre em uma camada situada abaixo da epiderme e da derme, chamada de adipócito – estrutura responsável por armazenar gordura.

É de se esperar que existam diversos vasos sanguíneos e linfáticos na região, para drenar substâncias e também transportar a gordura para que seja armazenada. Além disso, cada adipócito é separado em uma espécie de compartimento, de tecido fibroso.

A celulite se trata de um quadro em que há aumento de gordura nos adipócitos, levando a um inchaço destas células, que acaba por comprimir vasos sanguíneos (afetando a nutrição local), e principalmente, “rasgar” o tecido fibroso – sendo este fato o responsável pelo aspecto da celulite.

Como as mulheres estão mais suscetíveis ao depósito de gordura, por conta de um hormônio chamado de estrógeno, elas consequentemente serão as maiores vítimas das celulites. Os homens além de possuírem baixos níveis do hormônio, também possuem o tecido fibroso mais resistente, que dificilmente irá “ceder”.

Como evitar a condição?

Agora que você já sabe do que se trata e como se forma a celulite, é importante conhecer algumas formas de preveni-la!

#1: Alimentação saudável

Hábitos alimentares que agreguem industrializados, alimentos gordurosos, refrigerantes, e doces em excesso, propiciam o acúmulo de gordura nas células, e consequentemente, a celulite.

Portanto, busque uma dieta mais saudável, rica em frutas, verduras, e também tome muita água!

#2: Evitar o uso de anticoncepcionais

Os anticoncepcionais, nada mais são que doses exageradas de hormônio, que impedem uma possível gravidez. Portanto, o excesso do estrógeno no corpo (já visto anteriormente), irá aumentar os depósitos de gordura, favorecendo o surgimento ou aumento do dano estético em questão.

Portanto, busque alternativas anticoncepcionais, a exemplo de preservativos, DIU, diafragma, e outros.

#3: Investir em atividade física

A prática de atividade física, além de queimar os estoques dos adipócitos, leva ao fortalecimento de fibras e tecidos do corpo – sendo um deles, o tecido fibroso (que é alvo da celulite).

Então, tanto para evitar, como reduzir a doença, é válido praticar exercícios!

Tratamento para a celulite

Atualmente, existem diversas opções de tratamento para a celulite, que exigem acompanhamento médico. Para maiores esclarecimentos sobre o seu caso, busque um profissional!

A seguir, conheça as principais formas de combate disponíveis atualmente:

Drenagem linfática: utilizada principalmente em estágios iniciais, auxilia a promover a drenagem do excesso de líquidos.
Cremes: podem ser utilizados em associação a outros métodos, e se aplicados sempre com massagens, conseguem estimular a circulação local.
Ultrassom específico: também age no sentido de estimular a circulação.
Laser: leva a formação de tecidos novos, na maior parte dos casos, mais resistentes.
Aplicações: atualmente, existe uma série de possibilidades de aplicações nas celulites, que após várias sessões, apresentam resultados efetivos!
Para maiores informações, busque um dermatologista de sua confiança!

Tags:

Enviar um comentário

Veja Também

Junior Verde acompanha a situação dos sub judice PM

Junior Verde acompanha a situação dos sub judice PM

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) acompanha junto ao Governo do Estado a situação dos sub judice do concurso de 2012 da Polícia Militar. No...

Superintendente da Seic, Thiago Bardal, é exonerado depois de envolvimento com máfia no Maranhão

Superintendente da Seic, Thiago Bardal, é exonerado depois de envolvimento com máfia no Maranhão

O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, anunciou agora no período da tarde, durante entrevista coletiva a exoneração do delegado...

Ao contrário da eleição de 2014, a renovação agora em 2018 será menor na Assembleia Legislativa

Ao contrário da eleição de 2014, a renovação agora em 2018 será menor na Assembleia Legislativa

Em 2014, dos 42 deputados, 20 conseguiram a reeleição e 22 estreantes foram eleitos, uma renovação de pouco mais de 50%. No quadro atual, sete...