Boutique Atual Grafica Badeirantes

Postado em 30/01/18 06:42

Saúde

Dica BioCentro: O que faz um angiologista? Conheça 5 doenças tratadas por esta especialidade!


O que faz um angiologista? Conheça 5 doenças tratadas por esta especialidade!

médico angiologista trata de problemas muito comuns atualmente, que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e linfáticos.

Estas estruturas são essenciais em nosso organismo, visto que carregam todos os fluidos necessários para a nossa sobrevivência, além do papel imunológico (dos vasos linfáticos).

O angiologista difere do cirurgião vascular, por tratar apenas da parte clínica. Mas, são duas profissões que atuam sempre em conjunto, tanto no fechamento de diagnósticos, como também no tratamento.

A seguir, conheça algumas doenças que esta especialidade trata:

Aterosclerose
A aterosclerose é uma doença progressiva, que ocorre pelo acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos.

Considerando que o sangue que passa pelas artérias está sendo levado para órgãos e tecidos, qualquer obstrução no caminho, pode ser fatal!

E é desta obstrução que costumam ocorrer os infartos: situações em que o sangue não consegue chegar no órgão, e este, fica deficiente de oxigênio e outros nutrientes.

Portanto, descobrir a doença em fases iniciais e tratá-la, é uma função do médico angiologista.

Acidente Vascular Cerebral
A presença de aterosclerose em artérias que levam sangue ao cérebro, podem ocasionar uma obstrução e levar à um AVC: acidente vascular cerebral.

A deficiência de sangue no cérebro impede que este funcione adequadamente: portanto, diversas alterações poderão ocorrer, conforme o lugar alvo da isquemia (isto é, falta de oxigênio).

Dificuldades na fala, de movimento, paralisia da face, perda de equilíbrio, e diversos outros sintomas poderão ser decorrentes de um AVC, e assim, tratados pelo angiologista.

Varizes
As varizes são doenças das veias – estruturas responsáveis por levar o sangue rico em gás carbônico para o coração, onde será drenado ao pulmão, e havendo assim, a eliminação do gás através do ar.

Como as veias são estruturas de retorno, elas precisam possuir uma elevada elasticidade, garantindo assim, sua função de “bomba”.

Ao decorrer da vida, diversas dilatações podem ocorrer nesses vasos, dificultando assim, o retorno do sangue.

Este, tende a se acumular nos pontos “alargados”, sendo um sinal de ineficiência das veias – caracterizando as varizes.

Esta também é uma doença que pode ser tratada pelo angiologista, sem que seja necessária a intervenção cirúrgica.

Aneurisma
Enquanto as varizes são dilatações das veias, o aneurisma é uma dilatação de artéria – estrutura que leva o sangue com oxigênio para os tecidos.

A condição pode ser resultante de diversos fatores e doenças, como a hipertensão arterial. Os aneurismas são “alargamentos” do vaso, com risco de rompimento.

O papel do angiologista entra no tratamento antes e depois da ruptura dos aneurismas.

Vasculite
A vasculite consiste em um estado de inflamação tanto de veias quanto artérias, causando uma ineficiência nestas estruturas, e assim, transportando o sangue com menor velocidade.

As consequências são de extrema importância, visto que decorrem da vascularização inadequada de determinados órgãos e regiões.

Dentre os sintomas mais comuns, tem-se dores musculares, febre, cansaço, dores nas articulações, e muito mais.

Buscar um angiologista na suspeita desta doença, garante uma conduta de tratamento adequada, e consequente melhora do quadro!

Tags: ,

Enviar um comentário

Veja Também

Vereador Maranhense morre em grave acidente do Piauí

Vereador Maranhense morre em grave acidente do Piauí

O jovem ELSON NASCIMENTO COUTINHO SILVA, de 26 anos, que era natural de Araioses-MA, e exercia mandato de vereador naquela cidade, morreu nesta...

Parque dos Lençóis Maranhenses pode ser privatizado no Maranhão

Parque dos Lençóis Maranhenses pode ser privatizado no Maranhão

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) irá herdar do governo Michel Temer o plano de privatização de nove parques nacionais, dentre eles o...

Exoneração de Moro é publicada em Diário Oficial

Exoneração de Moro é publicada em Diário Oficial

Juiz federal pediu dispensa do cargo no último dia 16, após aceitar convite para compor gabinete de Jair Bolsonaro como ministro da Justiça. A...