Grafica Badeirantes Boutique Atual

Postado em 08/01/18 16:56

Saúde

Dica BioCentro: Por que devemos fazer checkup com frequência?

O conceito de saúde vai muito além da ausência de doenças. Ele engloba a qualidade de vida e bem-estar. Para isso, fazer checkup médico regularmente ajuda não só a diagnosticar uma possível enfermidade como também a buscar a longevidade.

Procurar um médico somente ao se sentir mal é muito arriscado para a saúde, pois muitas doenças só apresentam sintomas após um grau mais avançado, dificultando o tratamento.

Neste post vamos tratar da importância do checkup na saúde e sobre os exames mais comuns. Quer saber mais? Então, confira!

O que é checkup?
É uma bateria de exames solicitados pelos médicos que podem ser feitos a partir da coleta de sangue, como o hemograma, de outros fluidos do corpo, como o de Papanicolau, de imagens, como raios X, ou físicos, como o de palpação do abdômen, por exemplo.

Existe uma infinidade de exames, cada um com intenção de averiguar uma parte do corpo ou alguma alteração específica.

Para que serve?
Ele tem o objetivo de saber se está tudo bem com o organismo ou se existe alguma modificação que possa ser preocupante.

Ele também serve para o acompanhamento de doenças já diagnosticadas e no pré e pós-cirúrgico, auxiliando o médico a propor o tratamento mais adequado.

Por que ele é tão importante?
Ele é fundamental para evitar que se descubram doenças quando já estão trazendo muitos prejuízos à saúde. Ou seja, no caso de haver algum problema ainda no início, é possível tratar de maneira mais eficaz.

Também é necessário para que sejam vistas alterações no corpo que podem trazer doenças mais graves no futuro, como o colesterol alto, que pode ocasionar um infarto.

Desse jeito, o checkup ajuda o tratamento a ser feito no tempo ideal para diminuir as chances de acontecer algo pior.

Vale a pena dizer que ele pode não evitar certas doenças, mas mesmo assim é essencial para o monitoramento da saúde.

Quais exames são feitos?
Os exames são solicitados pelo médico de acordo com o perfil do paciente, mas existem os que são pedidos com maior frequência. A seguir, veja alguns deles:

Hemograma completo

É a análise dos componentes do sangue, tanto dos glóbulos vermelhos quanto dos brancos. Com ele é possível detectar anemia, presença de inflamação, baixa de imunidade, entre outros.

Lipidograma

Ele dá todo o perfil de gorduras presentes no sangue, como as variações de colesterol (LDL, HDL e total) e os triglicerídeos. É importantíssimo para a prevenção de doenças do coração.

Glicose de jejum

Serve para monitorar os níveis de glicose no sangue porque, quando elevada, pode evoluir para diabetes; quando abaixo do normal pode levar a quadros de hipoglicemia.

EAS (elementos anormais do sedimento)

É um dos tipos de exame de urina que verificam a presença de glicose, proteínas, cetonas, sangue e outros elementos que não devem estar nela normalmente. Dessa forma, o médico consegue analisar o funcionamento dos rins.

Ultrassom abdominal

Com um aparelho de ultrassom é possível visualizar com nitidez o interior do abdômen e verificar se há algo de errado com os órgãos, podendo assegurar a saúde deles.

Com que frequência é preciso fazer checkup?
Para isso você deve procurar um médico que vai considerar o seu histórico clínico e familiar para pedir os exames adequados ao seu perfil.

A partir dos 40 anos, é necessário fazer checkup com maior regularidade, pois é quando podem aparecer mais doenças devido à idade.

Aliás, ele também deve ser frequente em pessoas que já apresentem alguma enfermidade ou algum exame com resultado desfavorável.

Gostou do nosso post e quer saber mais sobre saúde? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram.

Tags: ,

Enviar um comentário

Veja Também

É amanhã!!! Feijoada beneficiente em prol da “Casa de Apoio” realizada pela maçonaria de Presidente Dutra

É amanhã!!! Feijoada beneficiente em prol da “Casa de Apoio” realizada pela maçonaria de Presidente Dutra

A loja União e Fraternidade maçônica de Presidente Dutra irá realizar a segunda feijoada beneficente em prol da casa de apoio União e...

Mesmo com acordo, caminhoneiros mantêm bloqueio em rodovias no Maranhão

Mesmo com acordo, caminhoneiros mantêm bloqueio em rodovias no Maranhão

Greve dos caminhoneiros que já entra pelo quinto dia consecutivo já causou reflexos em vários segmentos no estado. Apesar de acordo do governo com...

Daniella Tema pré-candidata a deputada estadual conta com o apoio de grupo político de Joselândia

Daniella Tema pré-candidata a deputada estadual conta com o apoio de grupo político de Joselândia

O município de Joselândia que é administrado pelo prefeito Biné (PDT), passa por momentos delicados, e difíceis em decorrência da crise...