Grafica Badeirantes Boutique Atual

Postado em 26/02/18 10:49

Saúde

Quais os problemas do excesso de álcool?

O alcoolismo é uma condição em que mulheres ingerem ao dia 20 gramas de álcool, e homens consomem 30 gramas ou mais. Sabe-se que o vício é extremamente prejudicial à saúde, mas, você sabe o por quê?

O álcool cai na corrente sanguínea, e assim, é levado para diversos órgãos e tecidos do indivíduo, causando vários efeitos negativos. A seguir, conheça as principais consequências!

#1: Danos cerebrais

O álcool tem ação sobre proteínas do nosso organismo, inclusive as cerebrais. Através da mudança de formato destas, perde-se ou altera a função do órgão, levando aos danos.

Pode-se ter perda de memória, redução dos reflexos, dificuldade de concentração (que muitas vezes afeta a vida profissional), alterações de comportamento e de humor.

#2: Hipertensão arterial

A pressão alta também pode ser uma consequência do alcoolismo, da mesma forma que a redução do consumo leva a uma queda da pressão arterial.

E vale lembrar, que existem diversas doenças decorrentes da hipertensão arterial, como lesões e insuficiência renal, arritmias cardíacas, problemas visuais, e muito mais, caracterizando assim, um efeito em cadeia.

#3: Cirrose

O fígado é responsável por metabolizar (isto é, transformar) o álcool, sendo os seus produtos tóxicos e prejudiciais à saúde do órgão.

O alcoolismo durante a vida leva à uma destruição gradual das células e tecidos do fígado, que acabam por cicatrizar o órgão (da mesma forma que ocorre em nossa pele).

Estas fibroses e cicatrizações levam a perda de função do órgão, e consequentemente à cirrose.

#4: Hepatite

Ainda falando no fígado, existe outra condição influenciada pelo alcoolismo, que é a hepatite.

Ela se trata de uma inflamação crônica das células hepáticas (daí o nome), que deixa o indivíduo amarelado (ictérico), emagrecido, inchado, e com diversos outros sintomas.

#5: Câncer

Os cânceres preocupam cada vez mais a população, e apesar de não possuírem mecanismos de ação bem definidos, já se sabem diversos fatores de risco para a doença. E, dentre estes fatores, fala-se do alcoolismo.

Conheça os principais tipos de câncer que podem estar relacionados ao consumo exagerado de álcool:

Sistema digestório: principalmente boca, garganta, laringe, esôfago e intestino.
Fígado;
#6: Anomalias congênitas

Gestantes dependentes podem prejudicar seus fetos pelo fato de o álcool atravessar a barreira placentária, e consequentemente, cair na circulação fetal.

As consequências são mais severas quando há o consumo no primeiro trimestre de gestação – situação muito comum, visto que em alguns casos a gravidez é descoberta tardiamente, após este período.

Dentre os danos causados, podemos mencionar:

Déficits cognitivos;
Mal formações;
Síndrome alcoólica fetal.

Tags: ,

Enviar um comentário

Veja Também

É amanhã!!! Feijoada beneficiente em prol da “Casa de Apoio” realizada pela maçonaria de Presidente Dutra

É amanhã!!! Feijoada beneficiente em prol da “Casa de Apoio” realizada pela maçonaria de Presidente Dutra

A loja União e Fraternidade maçônica de Presidente Dutra irá realizar a segunda feijoada beneficente em prol da casa de apoio União e...

Mesmo com acordo, caminhoneiros mantêm bloqueio em rodovias no Maranhão

Mesmo com acordo, caminhoneiros mantêm bloqueio em rodovias no Maranhão

Greve dos caminhoneiros que já entra pelo quinto dia consecutivo já causou reflexos em vários segmentos no estado. Apesar de acordo do governo com...

Daniella Tema pré-candidata a deputada estadual conta com o apoio de grupo político de Joselândia

Daniella Tema pré-candidata a deputada estadual conta com o apoio de grupo político de Joselândia

O município de Joselândia que é administrado pelo prefeito Biné (PDT), passa por momentos delicados, e difíceis em decorrência da crise...