Boutique Atual Grafica Badeirantes

Postado em 18/09/17 00:24

Shows

Em artigo, Gastão comemora MTur fora da Lava Jato

LEGADO LIMPO E TRANSPARENTE

Por Gastão Vieira*

Dezesseis de setembro, há seis anos eu assumia o Ministério do Turismo.

Gastão Vieira

Olhando para trás, não posso deixar de revelar a minha felicidade por ver que na denúncia do Procurador sobre as ações do PMDB, do qual fazia parte na época durante os governos Lula e do governo Dilma, não há qualquer citação sobre o Ministério do Turismo.

Isso me remete ao período em que assumi o MTur, quando o mistério vivia uma época conturbada, com 26 servidores presos, com o secretário-executivo e o secretário de obras presos também, uma dificuldade enorme e uma intranquilidade muito grande.

Aceitei o desafio e vi, durante mais de de um mês, repórteres de jornais e revistas de todo o país virem ao Maranhão tentando levantar algo que manchasse a minha nomeação feita pela presidente Dilma. Não conseguiram.

Rapidamente montei a minha equipe. Para a pasta mais importante dentro do ministério, que era de secretário-executivo, não ouvi o meu partido e fui buscar no mercado um técnico de altíssima qualificação, Waldir Simão, que acabou inclusive Ministro do Planejamento no final do governo Dilma.

O imbróglio se deu na pasta de obras, que controlava a maior fatia de recursos do MTur. Eu tinha uma candidata e a nomeei, Drª Suzana Dickman, o PMDB tinha um outro candidato.

Durante dois meses eu sofri intensos ataques da imprensa que tentava a todo custo enfraquecer a minha posição no ministério.

Cedi para sobreviver, mas não permiti que o ministério se transformasse nem em cabide de emprego do partido e nem no lugar que se pudesse fazer coisas nada republicanas.

Vejo, portanto, aquele época como um período muito difícil do ponto de vista político, basta lembrar que eu era o Ministro do Turismo e o presidente da Embratur era o atual governador do Maranhão.

Mas lembro com carinho da maneira como enfrentei todas as adversidades e da equipe que montei no MTur.

Realizamos mudanças profundas e internas no ministério fazendo da transparência o ponto central da nossa administração.

Tudo que se quisesse saber sobre o MTur estava à disposição de qualquer cidadão brasileiro, em tempo real pela internet.

Razão pela qual acabei recebendo dois prêmios que muito me honraram, o de melhores iniciativas de transparência e de melhor sistema de mais eficiente, concedidos pela Controladoria-Geral da União e pelo Tribunal de Contas da União.

Não ver o Ministério do Turismo envolvido na denúncia do procurador, desculpem-me, mas me traz um grande sentimento de dever cumprido!

Tags: ,

Enviar um comentário

Veja Também

Cleomar Tema reage a reeleição na Famem

Cleomar Tema reage a reeleição na Famem

O presidente da Famem, prefeito Cleomar Tema (PSB), decidiu reagir. Ciente das articulações envolvendo a formação de uma chapa para rifá-lo do...

Wewerton Rocha diz que é “natural  PDT  indicar vice-presidente da AL

Wewerton Rocha diz que é “natural PDT indicar vice-presidente da AL

O presidente do PDT no Maranhão, senador eleito Weverton Rocha, comentou hoje (16) a disputa pelos cargos de comando da Mesa Diretora da Assembleia...

Maura Jorge é recebida por eleitores de Bolsonaro

Maura Jorge é recebida por eleitores de Bolsonaro

Maura Jorge é recebida por uma multidão em aeroporto de São Luís, após encontro no Rio de Janeiro com Jair Bolsonaro e demais representantes de...